16 janeiro 2011

"Rúim" ou "Ruím"?


Eu cresci ouvindo e falando com acento fonético no U, mas com o tempo fui vendo que o certo é no I.
Só muito depois vim saber o porquê.

Ruim e ruindade têm a mesma raiz no latim que Ruína.
Lembre o verbo ruir, onde não temos dúvida.

Também ruído e ruidoso (que pronunciamos separando u-i.
Paim, Caim, raiz (exemplos de hiatos).



Nenhuma delas ofende a minha sensibilidade.

Ruím

Palavra oxítona, ou seja, a última sílaba é a mais forte.

Na norma culta do idioma falado brasileiro as duas formas estão certas, não existe essa de pronúncia melhor que a outra ou mais correta.

Agora na norma escrita de uma gramática defasada copiada de Portugal, que considera todos os brasileirismos errado, a única forma válida é ruím....assim como falar e escrever "me empresta o livro"(99% dos brasileiros falam assim), está erradíssimo, o correto para os (memboros da sintaxe lusitana (gramáticos) é "Empreste-me o livro".
Até quando vamos permitir essa violência ao idioma do Brasil?

Será que você consegue falar "rúim"?
E quantas sílabas você pronuncia?
Uma só?
Impossível!
Mas com duas sílabas a pronunciação oxítona é tão natural!
Tentar fazer uma paroxítona de "ruim" exige um esforço inultrapassãvel!

Pronunciá-la com um ditongo "uim" também fica impossível!
E "rio" de "eu rio" e de "o rio" em confronto com "ele riu"?

O CERTO é RUÍM!

Agora, digo ru-ím, com ênfase.


CARLA FABIANE


2 comentários:

J. Frederico Schmidt disse...

Muito Bem !

Bárbara Alice disse...

o certo é ruim sem acento!!!